Finalmente chegou a hora de falar sobre dois músicos muito importantes para este blog, pois foi o trabalho deles que, entre outros, influenciaram sobremaneira a audição musical deste blogueiro nos últimos tempos.

Para quem acompanhou alguns posts anteriores, os nomes deles já são conhecidos: Angelo Primon e Marcelo Corsetti.

Ambos são instrumentistas atuantes principalmente na cena musical de Porto Alegre e participaram ou participam de projetos com os já citados neste blog Marcelo Delacroix, Adriana Deffenti, Vanessa Longoni, Renata Adegas, entre outros.

Mas neste texto falaremos brevemente de seus projetos mais pessoais.

Angelo Primon é instrumentista, arranjador e compositor autodidata, tendo como principais instrumentos o violão, a guitarra, a viola de 10 cordas, a viola de cocho e o sitar. Informações preciosas sobre sua trajetória encontram-se no excelente sítio eletrônico http://musicosdobrasil.com.br/angelo-primon, que congrega muitas informações sobre a música instrumental no Brasil.

Angelo Primon (créditos da imagem: Camila Mazzini)
Angelo Primon (créditos da imagem: Camila Mazzini)

Primon lançou em 2004 o álbum instrumental Mosaico, reunindo composições primorosas, baseadas principalmente no violão, no acordeom e na percussão. Tive a felicidade de assistir duas vezes o show baseado neste cd, a primeira em Santa Maria mesmo, em 2007, quando o instrumentista estava acompanhado pelos excelentes músicos Giovanni Berti na percussão e Matheus Kleber no acordeom e a segunda no Teatro de Arena em 2008.

Mosaico (2004)
Mosaico (2004)

Além do álbum já ser primoroso, as performances de palco são excelentes e comprovam a qualidade e o vigor da música instrumental feita em Porto Alegre.

Mosaico é uma obra de se escutar por inteiro, sempre, de melodias ricamente construídas e que te fazem viajar por sons e sensações diferentes, como na Quadrilogia encantada, composta de quatro movimentos que expressam as “viragens” do tempo e seus matizes.

Outros destaques são o choro Altos da Glória, a valsa Manhã e o chamamé Pequena Estória, além dos lindos vocais de Vanessa Longoni em Pescador e Dona Helena e de Marcelo Delacroix em Música vista do céu (primeiro movimento da Quadrilogia encantada).

Mesclando ritmos regionais e diversos experimentos sonoros, Mosaico deve ser ouvido obrigatoriamente por quem aprecia música instrumental ou quer aprender a gostar da mesma. O álbum foi vencedor do Prêmio Açorianos de melhor disco instrumental e melhor espetáculo de 2004, além de Primon ter sido indicado como melhor instrumentista de MPB em 2000, 2003, 2007 e agora também concorrendo para o ano de 2008 (pelo álbum A Mulher de Oslo, de Vanessa Longoni), cujo resultado será divulgado em 28 de abril. Para este ano, Primon prepara seu segundo disco, intitulado Solar, incluindo a utilização do sitar, prometendo ser mais um excelente trabalho do artista, que também participou de composições para cinema, teatro e dança.

Angelo Primon com o sitar (crédito: Camila Mazzini)
Angelo Primon com o sitar (crédito: Camila Mazzini)

Marcelo Corsetti é outro dos principais músicos e instrumentistas gaúchos da atualidade. Apesar de também utilizar-se do violão, seu principal instrumento é a guitarra. Além de seus álbuns de música instrumental, produziu diversos discos, como os dois álbuns de Adriana Deffenti, o cd e dvd de Blackbagualnegoveio do Bebeto Alves e o cd Vila Brasil de Richard Serraria. Além disso, também participou na composição de trilhas para peças de teatro e cinema.

Marcelo Corsetti
Marcelo Corsetti

Seu primeiro álbum solo, homônimo, é de 1992. E o último álbum, Vomo, com o grupo Xquinas (formado também por Luke Faro, Matheus Kleber, Rafael Lima e Carlos D’elia), é de 2007, mostra as influências regionais e do jazz que embalam melodias vigorosas e bem construídas. Na sua entrevista para o “Músicos do Brasil”( http://musicosdobrasil.com.br/verbetes.jsf), Corsetti salienta sua predileção pela composição de músicas que não sejam nem temas curtos nem improvisos longos, conseguindo executar brilhantemente esse objetivo, na minha modesta percepção, nos seus álbuns, ainda mais neste excelente Vomo. Uma dica importante é que o músico disponibiliza todos os seus discos para download no seu sítio eletrônico, basta acessar: http://marcelocorsetti.com.br/discografia.htm

Vomo (2007)
Vomo (2007)

Portanto pessoal, ouçam Angelo Primon e Marcelo Corsetti, onde estiverem é sinal de ótima música. Deixo como prova do Xquinas dois vídeos, das músicas Xquinando e TaíÉleéfe.

Saudações musicais!

Anúncios