Em alguns posts atrás divulguei três ou quatro shows do grupo Realidade Paralela, formado por Vanessa Longoni, Marcelo Corsetti, Angelo Primon e Luke Faro. Desde novembro do ano passado, quando estrearam a formação na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Realidade Paralela mostrou seu trabalho em diversas oportunidades, consolidando uma proposta de música pop de excelente qualidade. E o pessoal trabalhou tanto que já fez um álbum, sobre o qual escrevo agora.

Realidade Paralela
Realidade Paralela

Com oito faixas, o disco é composto pelas músicas Arrastão (Edu Lobo/Vinicius de Moraes), Gírias do Norte (Jacinto Silva/Onildo Almeida), Luz da nobreza (Pedro Luís/ Zé Renato), Ghadjavadana (folclore hindu), Atirador (Lula Queiroga), Age of Aquarius (5th Dimension), Perfume pente pensamento (Richard Serraria/Vanessa Longoni) e All because of you (U2/Bono).

Antes do nome Realidade Paralela, o projeto tinha o nome de Vanessa Longoni & Terratrônix. Este último, formado por Corsetti, Primon e Faro tem o objetivo de mesclar melodias influenciadas pela guitarra e demais componentes eletrônicos com instrumentos acústicos, como a viola caipira.

Desse conceito surgiu uma sonoridade bastante peculiar e muito bem elaborada para fortalecer as canções do Realidade Paralela. Assim, a sonoridade do grupo possui uma identidade, fácil de reconhecer quando a escutamos novamente.

Outra qualidade é a seleção do repertório: valoriza-se tanto canções brasileiras recentes, como Luz da nobreza e Atirador, dos expoentes da atual música brasileira Pedro Luís, Zé Renato e Lula Queiroga quanto as clássicas Arrastão de Edu Lobo e Vinícius de Moraes e Gírias do Norte, famosa nas vozes de Xangai e Ceumar. Já as músicas estrangeiras vão desde uma do folclore hindu (antes do fascínio “global” pela Índia), que ressalta as habilidades vocais de Vanessa Longoni, passando por Age of aquarius, famosa através do filme Hair (1979) de Milos Forman, até All because of you, do álbum How to dismantle an atomic bomb (2004) do U2. Além destas, há uma composição inédita, em uma parceira entre Richard Serraria (que falaremos em outra oportunidade neste blog) e Vanessa Longoni.

Mesmo gostando de todas as músicas do álbum, minhas preferidas são quatro: a versão do hit do U2 e as versões de Arrastão, Luz da Nobreza e Atirador. As últimas três posto nos vídeos abaixo para a apreciação dos leitores. A performance do grupo responde por si!

Por último, lembro que o Realidade Paralela já possui um sítio eletrônico (http://www.realidadeparalela.com.br/), no qual podemos acompanhar as novidades sobre o grupo e escutar as músicas. Confiram a agenda, que está repleta de shows programados para o interior do estado, uma iniciativa louvável e que permite o acesso a quem não vive na capital.

Saudações musicais!

Anúncios