Se existe um blog que faz jus ao nome é o “Música da Boa: a MPB que quase não ouvimos” (link no blogroll ao lado). A pluralidade e a qualidade dos álbuns disponíveis para download é acima do padrão, tanto que recorro a ele com muita freqüência para ver as atualizações.

Em algumas dessas visitas virtuais entrei em contato com duas cantoras extraordinárias: Mayra Andrade e Marina de la Riva.

 

Mayra Andrade
Mayra Andrade

 

Ambas trazem na música, assim como na trajetória pessoal, a marca da mistura de culturas.

Mayra Andrade é de Cabo Verde (isso mesmo, aquele arquipélago africano que nos livros didáticos de história aparece nas conquistas de além-mar dos portugueses). Na música, mistura a música de sua terra natal com jazz, ritmos latinos e música brasileira. O primeiro álbum, Navega (2006) foi agraciado com muitos prêmios e esse ano lançou Stória Stória, um disco belíssimo. Ressalto no álbum a canção Morena, menina linda, que compete para o meu gosto com a canção Longe do sul, da Cristina Branco, como a melhor música de 2009.

 

Stória Stória (2009)
Stória Stória (2009)

 

Abaixo, dois vídeos com a artista:

Já Marina de la Riva, nascida no Rio de Janeiro, mas descendente de cubanos, traz a marca do ritmo da ilha nas suas canções.

 

Marina de la Riva
Marina de la Riva

 

Seu álbum homônimo, lançado em 2007, arrancou elogios de público e crítica e traz versão inspirada da canção Taí (Pra você gostar de mim), eternizada na voz de Carmen Miranda e canções lindíssimas, como Juramento.

 

Marina de la Riva (2007)
Marina de la Riva (2007)

 

Abaixo disponibilizo três vídeos da artista (que tem o som muito baixo, por isso aumente o volume pra escutar).

Hoje, elas ficaram só como dicas, mas em breve postarei mais informações sobre as trajetórias de Mayra e Marina.

Saudações musicais!

Anúncios