Na quinta passada (06/08), o Unimúsica da UFRGS deu seqüência à série 2009 do projeto, intitulada Cancionistas: músicas de hoje.

O “cancionista” da vez foi Leandro Maia, músico gaúcho que lançou seu álbum de estréia em 2008, intitulado Palavreio. Muito elogiado pela crítica musical, Palavreio é uma obra que relaciona-se muito bem com a versão 2009 do Unimúsica, pois preocupa-se justamente em explorar os limites da canção e sua combinação de melodia e letra.

Leandro Maia (Foto: León Kiran)
Leandro Maia (Foto: León Kiran)

O álbum, acompanhado de um livro, divide-se em três partes: Palavra de papel (poemas), Palavra dita (poemas recitados) e Canções. Além do rigor nas composições, Leandro Maia faz referência a várias tradições musicais nas suas canções, como Lennon/McCartney, Villa-Lobos, Richard Wagner, Kurt Cobain, literatura de cordel, entre outros.

Palavreio (2008)
Palavreio (2008)

No show apresentado no Salão de Atos da UFRGS, Leandro foi acompanhado por músicos de alto nível: Andréa Cavalheiro e Marcelo Delacroix (vocais), Luke Faro (bateria), Pedrinho Figueiredo (flauta e sax), Michel Dorfmann (piano), Miguel Tejera (baixo), Mimo Ferreira (percussão) e Marcelo Corsetti (guitarra).

Apesar do pequeno público, aqueles que compareceram ao show vislumbraram a qualidade da musicalidade de Leandro Maia e de seu Palavreio, que provavelmente terá muito mais repercussão ainda.

Abaixo três vídeos quando do lançamento do álbum no Teatro do SESC em 2008: Palavreio, M’boitatá e Dia de Avaliação (DDA), as duas últimas com participação especial de Marcelo Corsetti na guitarra.

Saudações musicais!

Anúncios