2009 está chegando ao fim e quem me conhece pelo menos um pouco sabe que neste ano a feitura deste blog foi a minha “realidade paralela”, uma forma que encontrei para falar do que gosto e para descansar em relação às tarefas profissionais/acadêmicas e aos dilemas existenciais.

O blogueiro com a Realidade Paralela (Marcelo Corsetti, Vanessa Longoni, Luke Faro e Angelo Primon)

Nada melhor, portanto, que encerrar a minha temporada de shows deste ano com o Realidade Paralela (Marcelo Corsetti, Angelo Primon, Vanessa Longoni, Luke Faro), que se apresentou ontem no auditório da Livraria Cultura aqui em Porto Alegre, desfilando os temas do álbum homônimo lançado em novembro, além de outras músicas confirmadas de outras apresentações. O clima foi de alegre despedida deste ano muito importante para a banda e de muita esperança para que em 2010 a música do quarteto continue angariando admiradores por onde passa.

Mas não foi só a música do Realidade Paralela que despertou o interesse deste blog: muitas outras expressões da música em Porto Alegre e de outros lugares marcaram presença neste espaço virtual: Marcelo Delacroix, Leandro Maia, Angelo Primon, Vanessa Longoni, Richard Serraria, Renata Adegas, Karine da Cunha, Delicatessen, Filipe Catto, Maurício Marques, Adriana Deffenti, Cristina Branco, Lhasa de Sela, Wandula, Daniel Drexler, Ana Prada, Zeca Baleiro, Vitor Ramil, Regina Souza, Ceumar, Garufa Tango, Soledad Villamil, Monica Salmaso, Arnaldo Antunes, Pedro Aznar, entre outros.

Gratas surpresas foram os comentários gentis de vários artistas mencionados acima, que da sua maneira incentivaram o blog a seguir adiante. Assim como os diversos leitores que expressaram suas opiniões e se identificaram com os artistas e músicas aqui tematizados. Somando tudo isso, os “cliques” nas postagens do blog ultrapassaram a marca dos 11 mil, antes mesmo do blog completar um ano no mundo virtual. Além disso, algumas pessoas que conheci a partir do blog, tanto músicos quanto outros leitores, fizeram valer a pena o tempo dispendido na feitura do Música Esparsa e provaram como existem muitas pessoas competentes, agradáveis e generosas por aí.

Quero agradecer especialmente aos envolvidos nas 4 entrevistas que publiquei na seção Conversa Esparsa: Marcelo Sandmann, Marcelo Corsetti, Karine da Cunha e Garufa Tango (Axel O’Mill e Gorka Pastor), que gentilmente cederam um pouco do seu tempo para responder às perguntas/devaneios deste blogueiro.

Para concluir, espero que no próximo ano eu ainda consiga me dedicar ao Música Esparsa da maneira que eu gosto, pois algumas incertezas profissionais, como o desemprego, por exemplo, podem me afastar de Porto Alegre e descaracterizar a principal motivação deste blog que, nessas condições, teria que tomar outro rumo. Mas isso só ano que vem mesmo para saber.

Um abraço forte a todos e saudações musicais!

Anúncios