Para quem estiver na cidade do Rio de Janeiro, entre 16 e 18 de abril no Copacabana Palace acontece o festival Copa Fest, reunindo grandes nomes da música instrumental brasileira.

E para os internautas que querem conferir o festival rola uma promoção exclusiva. Basta acessar: www.copafest.com.br e responder à pergunta: ‘O que seu olhar sobre Copacabana e sobre a música instrumental brasileira revela?’. Os autores da melhores frases ganham convites e drinks!

Portanto, aproveitem a oportunidade e apreciem a ótima música instrumental do Copa Fest. Para mais informações, leiam abaixo o release feito pela Monica Ramalho da Caixinha de Música.

Saudações musicais!

COPA FEST REÚNE O MELHOR DO INSTRUMENTAL
BRASILEIRO NO COPACABANA PALACE

Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano e Marcos Valle estão entre as atrações do festival

O Copacabana Palace abre novamente os seus salões para três noites inesquecíveis do melhor da música instrumental brasileira. No elenco, alguns dos nossos gigantes, que têm uma sólida carreira internacional e costumam se apresentar mais no exterior do que aqui. A segunda edição do Copa Fest, que marca a entrada do evento no calendário cultural do Rio de Janeiro, será realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril. Além de atrações que há muito não tocam na cidade, como Hermeto Pascoal e Cesar Camargo Mariano, o festival inaugura uma nova etapa: a partir de agora, haverá Copa Fest duas vezes por ano.

“O desenho do festival, que mescla grandes nomes e novos talentos, demonstra o vigor e a longevidade da nossa música instrumental, respeitada no mundo inteiro”. A afirmação é de Carol Rosman, uma das curadoras do Copa Fest, ao lado de Bernardo Vilhena, que enfatiza: “Queremos fazer um evento dedicado à música e aos músicos. Eles são as estrelas, com todo espaço do palco para mostrar seus talentos individuais, suas composições próprias, os clássicos e também novos standards”. Carol já produziu incontáveis shows instrumentais e Bernardo é poeta, compositor, pesquisador e produtor de discos e shows de Gal Costa e Lobão, entre outros.

Hermeto Pascoal (Foto: Tom Beetz)

O Copa Fest estreia na sexta, dia 16, às 21h, com o multiinstrumentista Zé Luis e a Banda Magnética. Carioca radicado em Nova York há 20 anos e conhecido no Brasil de quando acompanhava Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gilberto Gil e Cazuza, o músico assina os arranjos dos clássicos contemporâneos do repertório da Banda Magnética, formada por nove jovens de 14 a 25 anos. A Magnética volta ao Copa Fest devido ao grande sucesso na edição anterior e por representar o ideal do festival de renovação de artistas e público. Às 23h, o alagoano Hermeto Pascoal, um dos criadores do legendário Quarteto Novo, vem espalhar sua música surpreendente na plateia do Copa Fest. Esse show rompe cerca de seis anos de ausência, tempo em que o bruxo está radicado em Curitiba. Hermeto vai trazer a tiracolo sua obra curiosamente simples e sofisticada, feita com bacias, garrafas e outros objetos que viram instrumentos e alcançam sonoridades únicas.

O violonista Chico Pinheiro inaugura os trabalhos de sábado, dia 17, às 19h. Aos 35 anos, já compartilhou acordes com músicos e cantoras incríveis, como Brad Mehldau, Dave Holland, Esperanza Spalding, Rosa Passos e Luciana Souza. Em seguida, às 21h, o compositor, cantor e pianista Marcos Valle apresenta o show instrumental Jet Samba, que costuma lotar teatros fora do país. Para fechar a noite, o super tecladista Cesar Camargo Mariano desembarca no palco do Golden Room com seu trio, completado por Marcelo Mariano no baixo e Jurim Moreira na bateria. O músico participou do surgimento da bossa nova, foi arranjador dos maiores sucessos de Wilson Simonal e tocou em discos importantíssimos da MPB, entre eles o antológico ‘Elis & Tom’. Cesar mora nos Estados Unidos desde 1994 e essa será uma oportunidade rara de conferir sua música de perto.

No domingo, dia 18, o pianista Osmar Milito – que nas palavras do maestro Paulo Moura “tem a bossa nova toda debaixo dos dedos” -, recebe convidados às 18h numa saborosa jam session. Também escalado no ano passado, Milito está se tornando uma tradição do festival. Outra tradição é a rapaziada do coletivo Vinil é Arte, que foi elogiadíssima em 2009. Eles fizeram, literalmente, a festa no Lounge Copa Fest com suas pick-ups e coleção de vinis espetaculares. Conquistaram admiradores de todas as idades e, atentendo a pedidos, voltam nesta edição, com entrada franca para quem quiser dar uma passada no Copacabana Palace só para curtir o som da época do surgimento da bossa nova e bebericar os drinks do lounge.

De acordo com Isabel Seixas, sócia da M´Baraká Experiências Relevantes, “o COPA FEST foi pensado para celebrar, reviver e revitalizar a sonoridade instrumental brasileira que teve em Copacabana um dos mais criativos territórios. O festival associa duas grandes marcas cariocas reconhecidas internacionalmente e motivo de orgulho dos cariocas: a nossa música e o bairro”. A M’Baraká, produtora do evento e também responsável pelo design e pela cenografia do festival, prepara uma experiência inspirada nas diversas camadas e contrastes da região. A proposta é provocar o público numa ambientação que insinua imagens e expressões da nossa música, do Copacabana Palace e de Copacabana.

Este ano, o Copa Fest é patrocinado pela Unimed Rio, com co-patrocínio do Copacabana Palace e apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

PROGRAMAÇÃO

Sexta, às 21h – Zé Luis e Banda Magnética
Sexta, às 23h – Hermeto Pascoal Sexteto

Sábado, às 19h – Chico Pinheiro Quarteto
Sábado, às 21h – Marcos Valle, Jet Samba
Sábado, às 23h – Cesar Camargo Trio

Domingo, às 18h – Osmar Milito Trio (Augusto Mattoso no baixo e Rafael Barata na bateria) e convidados

QUANDO: dias 16, 17 e 18 de abril, em horários variados

ONDE: Copacabana Palace (Av. Atlântica, 1702, em Copacabana. Tel: 2548.7070)

QUANTO: os shows custam R$ 80, com meia entrada (R$ 40) para estudantes e maiores de 65 anos.

NA COMPRA DE INGRESSOS PARA DOIS SHOWS: 15% de desconto. Válido apenas para inteiras.

ETCÉTERA: classificação 16 anos; 276 lugares

VENDAS ticketronic: www.ticketronic.com.br

Anúncios