No domingo do dia 25 de julho, tive o prazer e a honra de assistir o show inédito do cantor e compositor Nelson Coelho de Castro com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, em uma das edições dos já tradicionais Concertos CEEE.

No repertório, canções do mais recente álbum de Nelson, o excelente Lua Caiada, além de outras músicas da extensa e importante carreira do artista, com arranjos divididos entre Vagner Cunha, Pedrinho Figueiredo, Iuri Corrêa e Rodrigo Bustamante.

O show foi marcado pela emoção de seu ineditismo, que ficou evidente já na abertura com a execução pela orquestra de uma linda composição instrumental de Nelson.

Mas nestes comentários de hoje, minha atenção é dedicada especialmente ao álbum Lua Caiada, que reúne 17 temas inéditos (14 músicas e 3 vinhetas), todos compostos por Nelson, que estabeleceu parcerias apenas em dois: Ágora (com Antonio Villeroy) e Teu Segredo (com Bebeto Alves).

Neste sexto álbum da carreira do artista, a musicalidade brasileira dos sambas, choros e valsas ganhou uma beleza impressionante, lapidada pelos ótimos arranjos e pela interpretação elegante do cantor. Músicas como Menino não sobe a rua, Samba machucado, Lua Caiada, Apela e Esse amor exalam o lirismo comovente do qual Nelson sempre se mostrou portador.

Mas uma parte da boniteza do álbum é fruto das ótimas parcerias, entre elas: Giovani Berti e Fernando do Ó (percussão), Mario Carvalho (baixo), Michel Dorfman (piano), Edilson Ávila (guitarra e violão), Pedrinho Franco (bandolim, cavaquinho e 7 cordas), João Carlos Charão (trombone), Luizinho Santos (flauta e sax), ALexandre Rosa (clarinete) e das participações especiais de Monica Tomasi (vocal em Apela), Gustavo Finkler (viola), Renata Mattar (acordeon), Luizinho Correa (acordeon), além do coro coletivo na faixa Noite Vazou Encantada: Bebeto Alves, Bibiana Morena, Gelson Oliveira, Juliano Barreto, Leonardo Ribeiro, Marcelo Delacroix, Marisa Rotenberg, Monica Tomasi, Raul Ellwanger e Suzana Castro e Souza.

Financiado pelo programa Petrobrás Cultural, Lua Caiada teve produção artística do próprio Nelson e produção executiva de Márcio Gobatto e seu show de lançamento já foi apresentado em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Para uma prova do disco, vejam o vídeo abaixo com um trecho da música Menino não sobe a rua e leiam o belíssimo texto de Nelson disponiblizado no Overmundo.

Saudações musicais!

Anúncios