“Fomos serenos num mundo veloz
Nunca entendemos então por que nós
Só mais ou menos”

(Marcelo Jeneci. Por que nós?)

Não tenho dúvidas em afirmar que Feito pra acabar, do Marcelo Jeneci, é o álbum que mais me surpreendeu e me emocionou este ano. Toda essa certeza parece vir tanto da inegável qualidade das composições quanto da persuasão destes aromas primaveris que andam por aí, que combinam muito bem com a atmosfera do disco.

Chegando hoje (!) às lojas, o primeiro trabalho solo do cantor, compositor e multiinstrumentista paulista expressa uma leveza e uma sensiblidade ao tratar de temas como o amor, a felicidade e outros dilemas existenciais que para mim parecem inéditas, apesar das diversas referências pop.

Ano passado tive o privilégio de assistir o instrumentista Jeneci em ação, em duas oportunidades acompanhando Arnaldo Antunes no acordeón e no teclado, como ele faz com outros grandes artistas do nível de Luiz Tatit, Chico César e Zé Miguel Wisnik. E desde que soube do seu álbum em preparação fiquei bastante curioso em conhecer o lado mais autoral do músico.

São tantas coisas boas que passeiam entre as 13 faixas do disco que precisarei de mais postagens futuras para escrever sobre todas. Uma delas é a combinação especial da voz de Marcelo com a da cantora Laura Lavieri, que inunda de graciosidade diversas músicas do repertório. Outra são as versões preciosas de músicas em parceria com Arnaldo Antunes, já gravadas por este, como Quarto de dormir (Ao Vivo No Estúdio) e Longe (Iê Iê Iê).

O time de instrumentistas do álbum também é de primeira, com João Erbetta (guitarra), Regis Damasceno (baixo), Richard Ribeiro (bateria) e Estevan Sinkovitz (guitarra), que garantem nos arranjos uma combinação que emana também das letras, entre o pop e a liberdade criativa da cena independente.

Abaixo, uma provinha das canções com Dar-te-ei (parceria de Jeneci com Elder Lopez e Zé Miguel Wisnik) e Quarto de dormir (com Arnaldo Antunes), numa versão pra lá de emocionante. Vocês podem ainda conferir outras músicas acessando o MySpace do artista.

Saudações musicais!