A lista dos indicados da vigésima edição do Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, saiu ontem e pode ser acessada  aqui. O evento, que acontece dia 26 de abril no Teatro do Bourbon Country, premiará diversos artistas da música do Rio Grande do Sul subdivididos em sete gêneros musicais e suas respectivas categorias.

Troféu Açorianos

Nestes dois anos do Música Esparsa, comentei aqui o resultado das edições  2008 e 2009 do Açorianos. Mesmo que esse tipo de premiação seja importante, eventualmente, para deixar em evidência artistas que talvez demorássemos para conhecer, não costumo pautar minha “pesquisa musical” por elas. Até porque a seleção dos indicados e dos premiados, sem desmerecer os justos premiados em diversas edições, nem sempre possui critérios claros (pelo menos que eu conheça).

Dos indicados para a premiação que acontece em abril próximo, comentei sobre apenas 6 discos, já que os meus interesses concentram-se, com raras exceções, basicamente nos gêneros de música instrumental e MPB. A exceção, nesse caso, foi em relação ao lançamento discográfico triplo do Bebeto Alves, a caixa Bebeto Alves em 3D, que comentei em dezembro passado, que concorre no gênero Pop-Rock, nas categorias de compositor, intérprete e disco.

No gênero Instrumental, vocês podem conferir a postagem que fiz semana passada sobre o ótimo álbum Fronteira, do Rodrigo Nassif (compositor, instrumentista e disco) e a entrevista com o acordeonista Matheus Kleber, cujo disco Ida (em parceria com Pedro Franco) concorre também nas três categorias do gênero.

Em MPB, a disputa também será fortíssima, pois, além de Raul Ellwanger, Victor Hugo, Luciah Helena, Sérgio Napp, Geraldo Flach (in memorian) e Flora Almeida, que concorrem em diferentes categorias, temos em destaque o mais recente álbum do grande Nelson Coelho de Castro, Lua Caiada; o disco de estréia homônimo da cantora e compositora Gisele de Santi e o incrível délibáb do Vitor Ramil.

Buenas, estas são as sugestões para quem quiser acompanhar alguns dos indicados a partir do Música Esparsa e, é claro, depois da premiação, farei meus comentários por aqui. Enquanto isso, escutem abaixo a canção de uma das indicadas, E Eu, por Gisele de Santi.

Saudações musicais!

 

 

Anúncios