Desde o início do Música Esparsa, lá em janeiro de 2009, pensava em escrever sobre a discografia da cantora e compositora Alexandra Scotti, vontade que, pelos inúmeros caminhos que os comentários deste blog foram percorrendo, só se realiza agora, com a segunda postagem da seção Música Comentada.

Nascida em Caxias do Sul (RS), mas com trajetória artística consolidada também em outros lugares do país, como Rio de Janeiro e Curitiba, Alexandra já lançou três álbuns: Amor Brechó (2000), Alexandra Scotti (2004) e Irresistível (2007).

Nos repertórios dos discos, uma coleção preciosa de canções pop-rock com arranjos bem cuidados e que tematizam amores e comportamentos com paixão, ironias e irreverência. Desde o estilo “Pin-Up”, que inspira as performances da artista, passando pelo pop com suingue brasileiro, até as baladas românticas, há uma atmosfera de leveza e sensibilidade que surpreende o ouvinte nas belas canções e intepretações de Alexandra.

Para vocês conhecerem um pouco mais deste universo musical, compartilho as palavras da artista sobre a sua trajetória artística e seus trabalhos mais recentes, além de um comentário da mesma sobre uma canção de cada álbum de sua discografia. Acessem também o MySpace da Alexandra Scotti e aproveitem!

Saudações musicais!

1) Escreva um pouco sobre tua trajetória artística para os leitores do Música Esparsa.

Alexandra: Comecei minha carreira artística desde pequena, dançando ballet clássico até os 17 anos. O interesse por cantar e compôr veio na adolescência, quando tinha 19 anos e comecei a compor minhas primeiras canções. Paralelo a isso, comecei a estudar teatro. Sempre tive muita influência de Rita Lee, por sua postura mais teatral e irreverente. Ao longo desses anos todos , eu sempre procurei aliar a música com a performance. Já tenho 3 cds autorais lançados e paralelamente à música, venho desenvolvendo outros projetos artísticos, no teatro, cinema e mais recentemente, como apresentadora de TV. Descobri ao longo da minha carreira que gosto de fazer de tudo um pouco (risos).

 2) Comente sobre alguns projetos artísticos que tu desenvolves atualmente, como o Gloss.

Alexandra: O Gloss surgiu da necessidade de criar um espaço de intercâmbio para cantoras com trabalhos autorais ou que cantam novos compositores e  que atuam no cenário independente. O Rio de Janeiro sempre foi o celeiro de grande cantoras, porém notava que cada uma fazia seus shows separadamente e com certa dificuldade de atrair público e mídia. Me inspirei nos festivais de rock alternativos, onde percebo que várias bandas se unem e acabam tranformando os seus shows num evento mais fortalecido e divertido.

3) Música Comentada:

cd Amor Brechó (2000):

canção : ” Paixão ”  da dupla Kleiton & Kledir

Essa gravação foi muito importante no início da minha carreira, pois é a única releitura do cd e são artistas do Rio Grande do Sul. Sempre fui fã deles e me identificava muito com as letras e o bom humor, misturados ao som pop e ao mesmo tempo, com influências da nossa cultura do sul do Brasil.

cd Alexandra Scotti (EMI, 2004)

canção: ” Pin-Ups ”

 Musicalmente, não considero a canção mais importante que eu já compus, porém,  ela representa todo um conceito estético que trago até hoje nos meus figurinos, postura de palco, etc. A paixão pelo universo das pin-ups me levou a criar em 2009 o PIN-UP SHOW, em parceria com o guitarrista carioca Pedro Limão, que traz releituras dos grandes clássicos de artistas como Marylin Monroe, Elvis Presley, e todas as canções das big bands, com uma pegada mais rock and roll e moderna .

cd Irresistível (2007)

canção: “Contradição”

Acho a sonoridade alcançada pelo produtor musical Luciano Granja excepcional. A composição originalmente  é um samba , que foi traduzido de uma forma mais crua, densa e moderna.

