Eu havia planejado fazer uma pequena entrevista com Kiko Dinucci após o show Metá Metá no Santander Cultural em Porto Alegre, na quarta-feira passada (15 de fevereiro). Mas não foi preciso. A apresentação de Dinucci, ao lado de Juçara Marçal e Thiago França teve tanta força e significado que qualquer questionamento feito por mim depois tenderia a empobrecer aquela experiência.

Da esquerda para a direita: Thiago França. Juçara Marçal e Kiko Dinucci

A combinação de voz, violão, flauta e saxofone encheu os ouvidos do público com ricas melodias ao apresentar canções do álbum Metá Metá (compostas por Maurício Pereira, Lincoln Antonio, Jonathan Silva, Siba, Douglas Germano e também por Kiko Dinucci e parceiros como Edu Batata e Rodrigo Campos), de Itamar Assumpção e mesmo da parceria anterior de Kiko e Juçara no disco Padê, com a canção São Jorge.

Kiko (voz e violão) e Thiago (sax e flauta) demonstraram afinidade e competência musicais incríveis, sendo que de suas execuções saíam sonoridades múltiplas e surpreendentes, principalmente para um show com poucos instrumentos. De sua parte, Juçara Marçal encantou a todos com sua voz límpida e ao mesmo tempo forte e serena, que abrilhantou uma apresentação muito sensível e repleta de nuances interpretativas muito bonitas e interessantes.

Segundo o release do álbum, “o  termo metá metá, na língua Iorubá, falada pelo grupo étnico africano que habita a Nigéria, faz referência à ideia da tríade. De acordo com o pesquisador Nei Lopes, no livro “Logunedé: Santo menino que velho respeita”, a palavra metá significa três. Assim, metá-metá pode ser traduzido, em um sentido mais próximo à tradição africana, como a síntese de três elementos em um.” Pensando nisso e assistindo o que podem fazer no palco o trio Kiko, Juçara e Thiago é impossível não pensar que estes “três elementos em um” são representantes do que há de mais incrível na música brasileira contemporânea.

Com vocês, abaixo, a tríade apresenta a magnífica Trovoa (composição de Mauricio Pereira).

Saudações musicais!

Anúncios