Ano passado, escrevi sobre o álbum de estreia do músico Giancarlo Borba, o ótimo “Milongador”, que vocês podem conferir AQUI. Desde então, o músico vem divulgando não só as etapas de gravação do seu próximo disco, mas também o processo de confecção de um interessante instrumento, o Pampeano Disco Sonoro.

Essa novidade no mundo da percussão é o primeiro instrumento fabricado no Sul do Brasil que tem referência no Hang, projetado no ano de 2000 por Felix Rohner e Sabina Schärer, desde Berna, na Suíça. Em 2007, os dois hangmakers publicaram um paper intitulado History, development and tuning of the Hang, no qual explicaram como se deu o processo de criação e desenvolvimento do instrumento, que combinou conhecimentos artísticos e científicos na sua elaboração.

Abaixo vocês podem conferir um comentário de Giancarlo sobre o instrumento, bem como um vídeo do músico utilizando o Pampeano. Para mais informações e para adquirir o instrumento, acessem o site AQUI.

Saudações musicais!

Pampeano

Pampeano

Depois de vários anos de testes e experimentos, surge o “Pampeano Disco Sonoro”, o primeiro instrumento da família do Hang e Hand Pans construído no Sul do Brasil.

O Pampeano é o resultado do trabalho e pesquisa do Arteducador Popular, músico e artesão Giancarlo Borba, totalmente feito a mão a partir de duas chapas de aço marteladas e moldadas que possuem uma nota central e sete ou oito notas ao seu redor.

Esse instrumento pode ser tocado por qualquer pessoa, tanto por músicos profissionais, quanto para fins terapêuticos, de meditação e relaxamento. Nele todas as notas combinam, ficando muito fácil de criar belas melodias, mesmo não tendo nenhum conhecimento musical.

As escalas e afinações são variadas e afinadas de forma que cada instrumento seja único. Mesmo que tenham outros com mesma escala, por se tratar de algo artesanal, nunca soarão igual um ao outro.

O Pampeano por sua vez possui suas próprias características sonoras e estéticas não querendo de forma alguma ser comparado a outros instrumentos da mesma classe.

Não somos uma empresa ou fábrica, o trabalho é caseiro e totalmente artesanal. Todos os nossos instrumentos são feitos um a um, manualmente e recebem tratamento térmico e produtos específicos que endurecem o aço tornando-o mais resistente e sonoro e também evitando a ferrugem (tratamentos descobertos através de anos de pesquisa e que respeitam as patentes existentes).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contato@pampeanodiscosonoro.com.br

Anúncios