Soema Montenegro (acima, na fotografia de Hernan Vargas) é uma das intérpretes mais impressionantes que ouvi nos últimos tempos. Cantora de voz privilegiada e interpretação impecável e inconfundível, a artista já lançou três álbuns, Uno Una Uno (2008), Passionaria (2011) e Ave del cielo (2014).

No trabalho artístico de Soema misturam-se referências diversas da cultura popular latino-americana (da música e da poesia) com elementos da cultura musical europeia, traduzindo sons e palavras sobre a natureza e a humanidade de maneira peculiar e com uma rara beleza.

Além das composições da artista, na sua totalidade, serem excelentes, não é possível concluir essa postagem sem ressaltar a riqueza vocal de Soema, que produz com ela uma viagem emocional e multicolorida para todos aqueles que se aventuram na audição compenetrada ou despretensiosa de suas músicas.

Há disponível ótimos materiais audiovisuais sobre a artista na rede. Entre eles, o documentário da série Take Away Show do La Blogothèque, dirigido pelo cineasta francês independente Vincent Moon. Para assistir é só clicar AQUI.

Para exemplificar um pouco do trabalho da artista, no entanto, escolhi os dois registros abaixo, belíssimos vídeos com as músicas El camalote (de Passionaria) e Vacío (de Ave del cielo), captadas pela produtora Ritmos del Mundo.

Saudações musicais!

EL CAMALOTE

VACÍO

Anúncios