O álbum Canto para Aldebarã (2014), de Thamires Tannous, é uma preciosidade discográfica da música contemporânea que mistura brasilidade e sonoridade árabe em um repertório marcado por beleza, criatividade e lirismo raros.

Produzido por Dante Ozzetti, um dos principais personagens da cena musical brasileira, o repertório diversificado de Thamires é formado por onze canções, nove delas em parceria com outros compositores/instrumentistas, como Luiz Tatit, Kléber Albuquerque e Estrela Ruiz Leminski, entre outros, e duas canções que, se a cantora não está entre os compositores, não deixa de imprimir autoria quando as interpreta, como é o caso da faixa-título.

Para uma prova do disco, que recomendo a audição na íntegra aqui, comento abaixo três canções do repertório:

CANTO PARA ALDEBARÃ

A primeira faixa do repertório, parceria entre Dante Ozzetti e Kléber Albuquerque, inicia com a incrível percussão árabe de William Bordokan e finaliza com um virtuoso violino de Ricardo Herz. Entre toda essa rica sonoridade, uma letra que aborda uma das estrelas da constelação de Taurus com reflexões existenciais que rendem bela homenagem à tradição da música árabe. Entre os versos de destaque na interpretação impecável de Tannous estão: “Quem vem de lá/Sabe que é vã/Toda ilusão de quem ainda se engana de chegar”.

GRAMÁTICA DO MAR

Parceria de Thamires com Tiago Torres da Silva, este tema belíssimo consegue fazer em poucos minutos uma abordagem cultural emocionante sobre a influência árabe em Portugal, da língua ao Fado. Com extrema beleza, a voz de Thamires dança em nossos ouvidos ecoando a força e o encantamento desta tradição.

XERAZADE 2.0

Nesta releitura contemporânea da emblemática personagem/narradora de As Mil e Uma Noites, Thamires, Peter Mesquita e Kléber Albuquerque apresentam uma Xerazade empoderada e dona de si mesma: “Eu prefiro assim/Nem senhor, nem rei/Ninguém manda em mim”. Na música, uma interessante combinação entre baixo e percussão imprimem a sonoridade base para o recado da protagonista.

Saudações musicais!

Anúncios