Enquanto o acervo de álbuns lançados em 2010 vai aumentando, ainda há muito o que comentar sobre o que veio ao mundo no ano passado. E neste momento escreverei algumas palavras sobre dois cds de 2009 que não paro de escutar há meses: The Fall, da estadunidense Norah Jones e Fuerza Natural, do argentino Gustavo Cerati.

Esses dois álbuns representam, para o meu gosto, duas das melhores expressões da música pop nos últimos anos, combinando ótimas letras com melodias contagiantes e muito bem construídas.

Norah Jones, em seu 4º álbum de estúdio, distancia-se da levada jazzística que caracterizou algumas de suas primeiras produções e a tornou famosa para arriscar na combinação entre country, rock, blues y otras cositas más em letras bastante pessoais e criativas.

Já Gustavo Cerati, em seu 5º álbum solo, fez uma reunião, como o próprio artista afirmou, das principais influências de seus outros discos. Mesmo assim, a combinação entre o folk, o rock sessentista e pitadas de psicodelia pode ser entendida como o eixo das canções de Fuerza Natural.

É interessante destacar que existem muitas críticas em relação a estes álbuns. No caso de Norah muita gente achou The Fall um álbum pop e óbvio demais e, no caso de Cerati, que neste último trabalho o cantor e compositor argentino poderia ter diversificado mais nos arranjos das canções, sendo que o investimento pesado no folk teria como consequência a pouca originalidade, tanto nas letras quanto nas melodias.

No entanto, não sou “crítico” o suficiente para procurar defeitos em músicas que me fazem sentir bem, independente da originalidade ou não de seus temas e arranjos. Além do mais, prestando atenção no que dizem Norah e Cerati a partir de suas canções vamos encontrar muita poesia e muito lirismo, que são elementos essenciais para a minha fruição musical. E se isso acontecer através do pop, do folk ou do jazz, tanto faz, importa  mesmo é que a poesia transborde por aí.

Abaixo apreciem as canções Tell Yer Mama (Norah Jones, The Fall) e Cactus (Gustavo Cerati, Fuerza Natural).

Saudações musicais!